A História dos Três Pastorinhos: rezando pelo amor e pela paz
Conta a história que, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, enquanto cuidavam de um pequeno rebanho, três pastorinhos viram uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol. Ela os convidou a rezar o Rosário todos os dias “para alcançar a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Sobretudo, Nossa Senhora visitou Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta Marto mais seis vezes, reforçando a mensagem que Ela queria que eles espalhassem por Portugal.
Ela pediu penitência e conversão, e ensinou uma oração que os peregrinos rezam até hoje:
“Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.”
Em suas aparições, ela revelou aos pastorinhos a visão do inferno e os Segredos de Fátima, que tratam da conversão do mundo, da devoção ao seu Coração Imaculado e dos sofrimentos futuros, se a humanidade não voltasse para Deus.
Por fim, na última aparição, em Outubro, Nossa Senhora se apresentou como “Nossa Senhora do Rosário”. Naquele dia, diante de cerca de 70 mil pessoas, aconteceu o famoso Milagre do Sol: o astro pareceu dançar no céu, mudando de cor e se movendo de maneira extraordinária.
O coração do Santuário de Fátima
No centro do Santuário de Fátima, ergue-se a Capelinha das Aparições, construída no exato local onde, em 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos seis vezes.
Simples, essa capela é o ponto mais sagrado do complexo de Fátima. Sua simplicidade é um reflexo do chamado à oração e conversão, feito por uma Mãe que vem ao encontro de seus filhos com ternura.
A Capelinha foi construída a pedido da própria Virgem Maria. Logo após as aparições, em 1919, com o consentimento da população local, ergueu-se o pequeno oratório de madeira.
Além disso, no centro do altar destaca-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, colocada ali em 1920. A imagem carrega no peito a bala que atingiu o Papa João Paulo II no atentado de 1981, como gratidão à Mãe que o protegeu.
Um espaço de entrega e oração
Aos peregrinos que visitam a Capelinha das Aparições, é possível rezar o terço, participar da Santa Missa e fazer seus agradecimentos e pedidos. É ali que muitos entregam o que há de mais íntimo e verdadeiro em seus corações.
Caminhe pelas estradas de Fátima, e conheça essa linda história!